Programação – 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

Câmara Municipal de São Paulo

27 e 29 de abril de 2015

Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100
Bela Vista – São Paulo, SP

Salão Nobre – 8º andar

Como chegar | Acesse aqui

Painel 1 | Oportunidade para gestão e mitigação da poluição sonora: a nova Lei de Uso e Ocupação do solo

Guto Requena

Guto Requena

Graduado e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP – Universidade de São Paulo. E um estudioso sobre cibercultura e o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no urbanismo, na arquitetura e no design. Durante dez anos foi pesquisador do NOMADS USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais como “Building of The Year”, “O Melhor da Arquitetura”, “Jovem Brasileiro” e “Melhor projeto Brasileiro de espaço pelo BID – Bienal Iberoamericana de Design”.  É colunista do Jornal Folha de São Paulo e titular do Estúdio Guto Requena.

Dr. Michel Rosenthal Wagner

Dr. Michel Rosenthal Wagner

Advogado graduado em Direito pela USP; Mestre em Direitos Difusos e Coletivos subárea de Direito Ambiental pela PUC SP; Autor da obra jurídica Situações de Vizinhança no condomínio edilício – desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social, advogado responsável pelo escritório MRW advogados.

Leão Serva

Leão Serva – Coordenador

Leão Serva, jornalista, escritor e colunista da Folha de São Paulo. Foi assessor de comunicação da Prefeitura de São Paulo. É coautor do livro “Como Viver em SP sem Carro”, autor do livro “Cidade Limpa” e acaba de lançar o livro  “Um tipógrafo na Colônia”.

Painel 2 | Incomodidades: a convivência com todas as naturezas de poluição sonora, o diálogo e as soluções

Lucila Falcão Pessoa Lacreta

Lucila Falcão Pessoa Lacreta

Arquiteta urbanista, Mestre em urbanismo pela Universidade de Michigan, EUA.  Conselheira eleita pela macrorregião Oeste do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). Ex-Diretora do Departamento de Planejamento Urbano (DEPLANO/SEMPLA) hoje SMDU.  Diretora Executiva do Movimento Defenda São Paulo – MDSP.

Dr. Waldir de Arruda Miranda Carneiro

Dr. Waldir de Arruda Miranda Carneiro

Advogado graduado na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP. Atuou como coordenador editorial da Revista de Direito Imobiliário (IRIB-RT). Lecionou Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP, na Faculdade de Direito de Sorocaba e no Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG). Autor de diversos livros, dentre os quais o “Anotações à Lei do Inquilinato” (Revista dos Tribunais, 2000) e o “Perturbações Sonoras nas Edificações Urbanas” (4ª ed., Del Rey, 2014).

Painel 3 | Mapa de ruído: diagnóstico, solução de monitoramento do ruído urbano e implementação de um Projeto Piloto na cidade de São Paulo

Sérgio Luiz Garavelli

Sérgio Luiz Garavelli

Doutor em física em pela Universidade de Brasília, Pós-doutorado no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. É pesquisador na área de Acústica Ambiental e sócio Diretor da Sonora Ambiental. Atua como  avaliador Institucional e de Cursos pelo INEP desde 2006. Consultor do IBRAM Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal para a implementação do Mapa de Ruídos de acordo com o Programa e Projeto de Monitoramento da Poluição Sonora de Brasília/DF.

Marcos Holtz

Marcos Holtz

Arquiteto e urbanista, Mestre em acústica pela FAU USP em 2012.  Participou como autor de cerca de 500 projetos de acústica incluindo acústica ambiental, de edifícios e de salas nos últimos doze anos, sempre buscando a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico. Sua formação musical – foi violista por dez anos – auxilia neste sentido pelo conhecimento do repertório, além do treino auditivo e perceptivo de salas para performance artística. Coordenador da Comissão Acústica Ambiental da Associação ProAcúsitca. Sócio Diretor da Harmonia Acústica desde 2002.

Painel 4 | Debate aberto sobre legislação de ruído: “Diretrizes para um novo Projeto de Lei sobre Ruído Urbano”

Juan Frias

Juan Frias

Engenheiro de acústica pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha), foi gerente da Associação Espanhola para a Qualidade Acústica – AECOR entre 2006 e 2011 onde colaborou na redação do DB-HR (Documento Básico de Habitabilidade – Ruído) do Código Técnico da Edificação (norma de desempenho espanhola). Durante essa etapa foi Coordenador do Comitê Técnico de Normalização 74 de Acústica de AENOR e membro do CTN 196 de Edificação Sustentável, e participou do Projeto Cost de Harmonização de Critérios Acústicos na Edificação Europeia. Consultor Técnico da Associação ProAcústica e Sócio Diretor da Bracustica.

Marcelo de Mello Aquilino

Marcelo de Mello Aquilino

Físico formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mestrado em tecnologia na construção de edifícios pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Atualmente pesquisador do IPT vinculado ao Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios. Especialista na área de conforto ambiental com enfoque em acústica e térmica além de atuar na área de iluminação e eficiência energética. Especialista em simulações de desempenho térmico, acústico e energético. Professor universitário dos cursos de mestrado do IPT e da universidade FIAM/FAAM.

INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído | Dia 29/04/2015 – 4ª feira

Andrea Matarazzo

Andrea Matarazzo – Coordenador

Andrea Matarazzo é um paulistano com longo histórico de serviços prestados à causa pública. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo com 117.617 votos. Já foi subprefeito, secretário de Serviços, de Subprefeituras, secretário de Estado de Energia, da Cultura, ministro de Comunicação e Embaixador do Brasil

499 total views, 6 views today

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias (Clipping) e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta