Morar perto de grandes avenidas aumenta a chance de ter demência

Something Wrong while submiting form.

 

Por Karin Hueck

access_time 5 jan 2017, 12h34

Fonte (original): http://super.abril.com.br/saude/morar-perto-de-grandes-avenidas-aumenta-a-chance-de-ter-demencia/

Má notícia para quem mora nas capitais do Brasil. Um estudo do Instituto de Saúde Pública de Ontário, no Canadá, descobriu que quem passa a vida perto de avenidas movimentadas tem chances 7% maiores de desenvolver demência ao final da vida.

A pesquisa analisou 6,5 milhões de ontarianos de 20 a 85 anos, a partir de seus CEPs. E a correlação estava lá: quem morava a 50 metros de grandes avenidas (cerca de meio quarteirão) ficava mais suscetível a doenças do que quem morava a pelo menos 300 metros. O motivo, acreditam os cientistas, está na poluição do ar e no barulho – que são de enlouquecer qualquer um.

Se o voluntário morasse entre 50 e 100 metros das avenidas, suas chances de demência caíam para 4%, e quem morava entre 100 e 200 metros tinha apenas um risco 2% maior de desenvolver a doença.

“Apesar dos efeitos cada vez mais preocupantes das doenças neurodegenerativas, ainda não sabemos ao certo as suas causas. Há indícios que associam o trânsito a esses males. Alguns estudos mostram que emissões de diesel podem causar inflamações neurológicas. E já se provou que o barulho diminui a capacidade cognitiva em ratos”, escreveram os autores do estudo.

Loading

Esta entrada foi publicada em Estudos, Notícias (Clipping), Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta