Contra os ruídos:Projeto quer limitar uso de fogos de artifício – Portal Notisul

O uso de fogos de artifício com ruídos sonoros pode estar com os dias contados em Laguna. Um projeto de lei, em tramitação na Câmara de Vereadores, pretende proibir seu uso em todo o município, em recintos fechados e ambiente aberto, em áreas públicas e locais privados.

Autora do projeto, a vereadora Nadia Tasso Lima (PMDB) diz que a proposta tem por objetivo “preservar a saúde, a integridade física e a segurança de pessoas e animais”. Ela afirma ainda que a utilização de fogos de artifício em eventos, comemorações e festividades tem causado desastres e tragédias.

A vereadora argumenta que o barulho pode causar traumas aos animais: cães se debatem presos às coleiras, gatos sofrem alterações cardíacas com explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada.

“O ruído provocado pela queima dos fogos ultrapassa 125 decibéis, equivalente ao som de um avião a jato, portanto muito acima do suportável”, comenta. Nadia cita ainda que os ruídos em níveis elevados podem comprometer a estrutura de prédios antigos, que caracterizam o Centro histórico de Laguna.
Pela lei, só será autorizado o uso de fogos de artifícios silenciosos. Em caso de descumprimento, haverá a aplicação de multas. Quanto à fiscalização, o texto determina que seja feita pelos “órgãos competentes da administração pública”.

A primeira votação do projeto só deve ocorrer na sessão do dia 19, mas na cidade já divide opiniões. Há quem discorde porque a lei terá efeito em atrações turísticas de Laguna, como as procissões e o Réveillon na praia do Mar Grosso

Fonte (original) : https://www.notisul.com.br/2017/06/10/contra-os-ruidosprojeto-quer-limitar-uso-de-fogos-de-artificio/

763 total views, 3 views today

Esta entrada foi publicada em Fogos de Artifício, Notícias (Clipping), Prefeitura, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta