BH: 22 mil já reclamaram contra barulho | Cidades | band.com.br – Band.com.br

Número é registrado pela Polícia durante a noite de sábado para domingo

Bares e restaurantes são responsáveis por 55% das ligações
(Foto: Gustavo Andrade/ Metro BH)

A relação entre vizinhos no Belo Horizonte está longe de ser ideal. Apenas neste ano, a Polícia Militar já recebeu 22 mil ligações de moradores reclamando do excesso de barulho na casa ao lado.

Se for considerada somente a noite de sábado para domingo, a média de chamadas é de três por minuto.

Lei obriga câmera em bar em Curitiba

O nível de insatisfação dos belo-horizontinos aumentou em 2012. Se considerados os números entre janeiro e maio, o índice de reclamações cresceu 37% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para diminuir a frequência do problema, a Polícia Militar e a prefeitura da capital firmaram um convênio. Além do tradicional 190, o morador incomodado pode ligar para o número 156, o chamado Disque-Sossego.

“A polícia entende que é um direito do cidadão correr atrás de seus direitos, mas o ideal é que os vizinhos mantenham uma relação de respeito, que não precise da intervenção militar. Em vez da PM estar em um chamado desses, poderia estar fazendo prevenção em um ponto violento”, afirma o comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel Rogério Andrade.

Segundo o policial, já houve locais que receberam mais de 40 reclamações. “Às vezes a gente alerta o cidadão que não tem ideia do mal que está fazendo. E também podemos voltar ao local para acompanhar o problema”.

Dependendo da irregularidade, a multa pode variar de R$ 100 a R$ 21 mil, dobrando em caso de reincidência. Além disso, o infrator deixa de ser réu primário com essa ocorrência.
Responsáveis por 55% das chamadas no Disque-Sossego, os bares e restaurantes tentam abaixar o limite de decibéis permitidos das 21h às 4h. Os empresários querem diminuir a taxa de 45 para 70.

 

Fonte (original): Band.com.br
Data: 23/05/2012
Autor: Do Metro BH
Link para original: Clique aqui

627 total views, 3 views today

Esta entrada foi publicada em Aspectos Penais, Notícias (Clipping). Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta