Audição exige cuidados redobrados durante os dias de folia de Momo

Something Wrong while submiting form.

http://arede.info/jornaldamanha/cadernos/mix/audicao-exige-cuidados-redobrados-durante-os-dias-de-folia-de-momo/

Fonte (original) jornal da manhã

AUDIÇÃO EXIGE CUIDADOS REDOBRADOS DURANTE OS DIAS DE FOLIA DE MOMO

Medições realizadas em anos anteriores apontaram níveis de ruídos impressionantes próximo das caixas de som

Oficialmente o carnaval começa na próxima semana mas em muitas cidades ele já chegou. As escolas de samba já estão com suas baterias afinadíssimas e muitos blocos já arrastam foliões pelas ruas. Porém, para curtir toda essa folia é preciso cuidar da audição, que pode ser prejudicada por todo esse barulho.

Medições realizadas em anos anteriores em baterias das escolas de samba e no volume das caixas de som dos trios elétricos nas ruas apontaram níveis de ruído impressionantes. Para se ter uma ideia, quem segue a 50 metros de um trio elétrico está exposto a um ruído de 96 decibéis, e quem fica logo atrás enfrenta um barulho ainda maior, que pode chegar a 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião. Os integrantes da bateria de uma escola de samba também estão às voltas com ruídos de até 110 decibéis. Vale lembrar que o ouvido humano suporta bem sons até 85 decibéis. Qualquer pessoa que permaneça próximo a um som muito alto pode sofrer danos auditivos. Sensação de pressão nos ouvidos, zumbido e dificuldades para ouvir, no próprio dia ou no dia posterior à folia são consequências da exposição ao barulho exagerado. Existem dois tipos de protetores: o que diminui o barulho ambiente em 15 decibéis e outro que promove uma redução em 25 decibéis do volume do som nos ouvidos.

A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a vários tipos de problemas, ao longo da vida, de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 15 milhões de pessoas tenham algum tipo de perda auditiva.

REGIÃO
Carnaval de Tibagi começa sexta
O tradicional Carnaval de Tibagi que completa 106 anos acontece nos dias 5 e 9. As atrações confirmadas vão garantir a animação durante os cinco dias do evento para agradar todos os públicos e gostos musicais. Na primeira noite, acontece a coroação das majestades da festa e apresentação das baterias das escolas de samba na Tenda Principal e tem ainda a Casa do Samba. No sábado (6) os foliões são convidados para brincar na Noite da Bem Bolada, em que consiste em homem se vestir de mulher e vice-versa.

O QUÊ
>> Folia em PG
O Carnaval de Rua 2016, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, terá cinco atrações entre os dias 4 e 8 da semana que vem. Todas as atividades serão gratuitas, com o objetivo de oferecer uma opção cultural aos ponta-grossenses que ficarão na e atrair turistas.

AUDIÇÃOCUIDADOSDURANTEEXIGEFOLIAMOMOREDOBRADOS

Loading

Esta entrada foi publicada em Carnaval, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta